1.07.2019

5 Shopping Questions -To Ask Yourself Before Making a Buy

Como sobreviver a mais uma época de saldos? (esta bem que podia ser a 6ª pergunta)

Shopping
                                                                                                                           ph pinterest

O mês de Janeiro é literalmente o mês das promoções ( e também de menos dinheiro se foram generosos nos presentes de Natal...) De qualquer forma e  falando como Personal Shopper, se estiverem dispostos a perder algum tempo e paciência poderão fazer algumas boas compras.

Mas antes de "mergulharem" no oceano dos descontos de 30 a 70%, não deixem de fazer uma boa preparação  (ler aqui) e tenham presentes estas 5 perguntas (antes de se dirigirem para a caixa):

1. DO I HAVE SOMETHING SIMILAR IN MY CLOSET?
Quando visito armários de clientes encontro quase sempre um padrão. Seja um determinado modelo de calças ou vestido, uma família de cores ou uma estampa repetida, todos temos uma matriz que nos define (e eu não sou excepção!)
Logo a 1ª pergunta a colocar é : Tenho alguma peça semelhante no armário? Se sim, precisa de substituição?

roupeiro
ph pinterest
                                                                                           
2. HOW MANY TIMES AM I GOING TO WEAR IT?

Parece que foi ontem, mas passaram quase 5 anos desde que escrevi este post sobre a teoria "cost-per-wear".
Esta é uma regra essencial em Consultoria de Imagem, cada nova peça que juntamos ao armário deve resultar no mínimo em 3 combinações diferentes ( mas o ideal é serem mais).
2ª questão: Quantas vezes vou usar esta peça?


3. AM I BEING INFLUENCED BY SOMEONE ELSE?


Cada pessoa tem idealmente um estilo pessoal (adaptado ao seu gosto individual e necessidades), e o roupeiro deverá seguir mais ou menos essa linha. Mas se o estilo não estiver bem definido, o visual pode tornar-se confuso e podemos cair na tentação de "copiar" o estilo da prima, amiga ou figura pública.
A "coisa" até pode correr bem se a pessoa que nos inspira tiver as mesmas características físicas, mas caso contrário pode correr muito mal...
É a altura de perguntar se: Vou comprar porque alguém que conheço também comprou?


4. DOES IT LOOK GOOD ON ME?

Para além de analisar o material e a construção da peça, precisamos de ter a certeza de que esta nos favorece. Se o modelo e/ou corte são os mais indicados para o nosso tipo físico, e estando perto do rosto se a cor pertence à paleta cromática. Chegou o momento de chamar o  espírito critico: Fica-me mesmo bem?

roupeiro
ph pinterest

           
5. AM I GOING TO FEEL GUILTY AFTER THIS PURCHASE?
A 5ª e ultima questão tem sido decisiva para mim nos últimos meses.  Já tenho falado algumas vezes de consumo consciente , e de como é necessária uma mudança de hábitos e mentalidades na indústria da moda.
A questão da transparência, dos materiais sustentáveis e de apoiar os negócios locais faz-me muitas vezes desistir de uma compra. Logo é extremamente importante não esquecer esta pergunta: Vou sentir-me culpada depois de comprar?

roupeiro


Façam este exercício ainda nos provadores, a vossa carteira e o roupeiro vão agradecer compras mais inteligentes..
E por hoje é tudo o que tenho para vos dizer sobre os saldos, se precisarem de assistência no shopping podem contactar-me por aqui.