11.08.2018

Sustainable Shopping - First Steps To A Conscious Closet

Sabiam que o volume de desperdício têxtil global ascende ás 70.000 toneladas diárias? É urgente a tomada de consciência do problema,  e uma mudança para hábitos de consumo mais sustentáveis.

Sustainable
                                                                        in Europe only 25% of textile waste is recycled 

Sozinhos não conseguimos resolver a situação, mas é possível ir introduzindo pequenas alterações e sobretudo consciencializar aqueles que estão mais próximos. Nesse sentido, e porque cá em casa andamos a "trabalhar" o tema desde Janeiro, partilho alguns passos para um Armário Mais Consciente:


1. SHOP YOUR CLOSET
Esta é uma das regras mais importantes em Consultoria de Imagem. Conhecer bem o que temos no roupeiro e encontrar maneiras de reinventar a roupa, de acordo com o nosso biótipo e necessidades especificas.
O processo não é complicado, visto que os básicos (se forem os correctos) nunca sairão de Moda. E as tendências são cíclicas, logo o que não se estiver a usar agora (e em bom estado) podemos guardar para vestir daqui a uns anos.


2. BUY LESS, CHOOSE BETTER
Longe de mim dizer-vos para deixarem de comprar. A roupa é muito importante para o nosso bem-estar, e no reforço da auto-estima.
Mas podemos aprender a comprar melhor, a escolher bons cortes e materiais de qualidade. 

A leitura das etiquetas é imprescindível, primeiro para identificar onde foi feita a roupa e segundo para saber a sua composição. Algumas marcas fast fashion  até já tem a sua própria linha sustentável, como é o caso da H&M Conscious e da própria Zara.

Aproveitem para reduzir o número de peças que tem no roupeiro criando um armário cápsula, que além de ser amigo do ambiente também simplifica significamente a tarefa de se vestirem todos os dias.
              Sustainable

3. BUY LOCAL, SMALL BUSINESS & VINTAGE

Numa família de 5  e com orçamento limitado nem sempre é viável comprar consciente, mas se 1/3 das compras forem sustentáveis já é um passo no caminho certo. E podemos desde cedo ensinar ás crianças a importância das nossas escolhas.
Deem preferência a artigos em 2ª mão (micolet.pt),  marcas sustentáveis e #madeinportugal que encontram em lojas da especialidade, feiras, lojas de artesanato e online. Estas oferecem artigos de qualidade e durabilidade superior, por apenas mais alguns euros do que a fast fashion.

No Mercadito do Blog da Carlota e no Winter Market da Stylista estarão presentes várias marcas portuguesas e inovadoras como a Balluta, a Maray, a Tic Tac Babies, a Kleed , a Keiki, a Peonia, a Bloom'In, a Cluoh, a Sienna , a Rust and May e a Maria Concha.

    Sustainable                  Sustainable


E no site da Minty Square podem comprar marcas sustentáveis como a Kleed , a Muroexe , a Pelcor , a On Atlas , a Panareha e a Uila , entre outras.


4. SWAP & BORROW


Heranças e trocas são um dos pilares quando falamos de desperdício têxtil. Nas famílias numerosas esta já é uma prática habitual, mas se não for o caso porque não organizar um mercado de trocas entre amigas ou vizinhas
E não falo apenas de roupa de criança pois todas temos peças que deixaram de servir ou de fazer sentido no roupeiro, porque não entregá-las a alguém que realmente as vá usar?


Robust


Pedir emprestado um vestido, uma clutch ou acessórios  para uma festa é bastante comum entre amigas e familiares. Assim pense bem antes de comprar mais um par de sapatos ou carteira para acrescentar á sua colecção, e que provavelmente não vai voltar a usar. A moda tem de circular, não é para ficar esquecida no armário!

Robust


Um armário sustentável não significa perda de estilo, por isso tenham bem presente aquilo que vos favorece e evitem os desvios, que significam apenas desperdício de tempo e dinheiro.

Como Consultora de Imagem faz parte dos meus serviços orientar os clientes na limpeza do armário e a fazerem as  escolhas mais acertadas. Não obstante, privilegiamos sempre o reaproveitamento e modificação das peças que assim o justifiquem, desde que o resultado final contribua para uma imagem polida e elegante.

Por aqui tenho conseguido resistir aos impulsos da fast fashion. E vocês, estão prontas para começar umas compras mais conscientes ?