6.03.2022

Imagem Corporativa - Ainda Faz Sentido E Como Evoluiu?

Longe estão os dias em que a Imagem Corporativa estava associada (quase exclusivamente) ao fato ou tailleur. Felizmente muita coisa mudou nos últimos anos, e a evolução na oferta de estilos e tamanhos é notória!

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fendi, hermes & jill sander

De facto, não foi assim há tanto tempo que a Moda se democratizou em Portugal, e que passámos a ter acesso a marcas de roupa "ready-to-wear",  de preços acessíveis e com grande variedade de peças.

Antes disso o pronto-a-vestir era escasso, e a maioria da roupa era mandada fazer em modistas e costureiras, ou então costurada em casa pelas mãos das mais habilidosas. 

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mulheres nos anos 40/50

O rápido crescimento do segmento "fast-fashion" veio mudar tudo isto, e a geração Gen Z apenas conhece a super abundância de oferta retalhista, a descartabilidade e pobreza das matérias-primas, e a exploração da mão-de-obra nos países subdesenvolvidos.

Tudo isto trouxe-nos de volta ao antigamente, com uma maior valorização do trabalho manual, da qualidade dos materiais, da roupa feita por medida e do design exclusivo. A procura por artigos de luxo, assim como o mercado em segunda-mão nunca estiveram tão fortes como agora.

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max mara, salvatore ferragamo & chanel

Em relação á Imagem Corporativa os códigos também se alteraram, e não apenas devido á Covid 19 e ao teletrabalho. As empresas tornaram-se estruturas mais flexiveis e menos formais, levando também a adaptações ao nivel do dress code institucional.

Tirando as óbvias excepções, como os Bancários, Advogados, Membros do Governo e CEO's  de quem é expectável um visual mais tradicional, assistimos a um relaxamento geral nos códigos de vestuário.

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giorgio armani & chanel couture

É importante referir que os colaboradores representam e são a "cara" da empresa onde trabalham, daí a importância de que a sua Imagem esteja alinhada com os valores institucionais. 

Um visual desmazelado ou pouco cuidado transmite informação negativa, será essa a primeira impressão que pretende passar para os seus clientes?

 stella mccartney, fendi & caroline issa

Em termos de tendências, nos últimos anos assistimos á ascensão do estilo desportivo e dos visuais confortáveis, surgindo fatos em todas as cores e em modelagens mais descontraídas. As linhas direitas e as cores fortes mantêm-se como simbolos de autoridade, mas podem ser contrabalançadas com peças fluídas, estampados criativos e cores suaves.

A Imagem Corporativa de um modo geral "casualizou-se", deixando mesmo de existir em alguns ambientes mas mantendo-se nos meios mais tradicionais.

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salvatore ferragamo & chloé

Continua contudo a fazer sentido tratar da Imagem a nivel empresarial, mas é importante reavaliar os valores da empresa, contar a sua história e evolução, tendo por base aquilo que se pretende comunicar.

As normas de vestuário servem também de fio condutor, estabelecendo uma coerência e uniformização ao nivel das diferenças sociais e culturais. Todos diferentes, mas todos iguais.

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                                                                    dior, salvatore ferragamo & victoria thomas

Sendo o 
objectivo final atrair mais clientes ou negócios, é fundamental trabalhar estes conceitos e trazer as empresas para o futuro. Tendo sempre em mente que as gerações mais novas são os adultos de amanhã, e que é preciso aprender  desde já a cativá-los.

Assim se conclui que a Imagem Corporativa ainda é uma realidade, mas também um conceito em evolução e que deve ser adaptada a cada área de negócio. Já tinham pensado sobre isto?