Analisando as colecções das principais capitais de Moda, rapidamente identificamos as tendências chave da estação. O desafio está em reinventar as peças do nosso roupeiro de maneira a que pareçam actuais.
Sendo assim, eis os "desafios" da Primavera/Verão 2019 que vão amar ou odiar:
O BEGE ( E SUAS DECLINAÇÕES NATURAIS)
A paleta de cores desta estação é suave e com uma pegada ecológica, quem sabe por influência das novas correntes que defendem a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade e um menor desperdício.
Como se vê por esta pequena amostra, o bege está presente nos modelos mais tradicionais, estilo casual, ao desportivo, e até nos modelos mais arrojados. Também os materiais são diversificados, incluindo principalmente fibras naturais como algodão, lã, seda, crochet e peles.
Esta é uma tendência extremamente elegante e sofisticada que todos podemos usar, desde que identifiquemos os tons que mais valorizam a nossa combinação de pele/olhos e cabelos. Em caso de dúvida as duplas bege/vermelho ou vinho e bege/azul marinho nunca falham, mas como tom neutro que é o bege é amigo de todo o espectro de cores!
Como Personal Shopper a minha dica profissional é investirem em bons básicos neste tom: um trench-coat, umas calças baggy, um vestido midi ou um blazer (pois são peças que vão durar muitos anos no armário independentemente das tendências).
PADRÕES VINTAGE
Outra tendência que salta á vista quando observamos as propostas dos designers é a utilização de estampados antigos ou vintage. É bastante comum as grandes casas e marcas de moda revisitarem os seus arquivos e "repescarem" padrões e tecidos de colecções antigas. E porque a Primavera é sinónimo de bom tempo e dias mais longos, as peças com estampados coloridos são visíveis na maioria das colecções.
burberry, valentino, roberto cavalli & louis vuitton
Os padrões icónicos são uma aposta segura, nesse sentido não tenha receio de acrescentar um apontamento ao seu armário. Veja os casos de sucesso do monogram print da Louis Vuitton ou da colecção Toile de Jouy da Dior.
VESTIDO BALÃO OU PARA-QUEDAS
Para além das cores e padrões, a Moda também nos faz brincar com os volumes. Desta feita o clássico vestido comprido assume uma nova forma, com uma saia ampla a que não estamos acostumadas.
Estes modelos vaporosos não precisam de muito mais do que umas sandálias rasas (ou mesmo umas sapatilhas), para causar impacto. Os cabelos devem estar apanhados ou muito lisos para não interferirem no visual, e os restantes acessórios querem-se minimal.
Como tendencialmente o vestido balão é uma peça monocromática o seu efeito será bastante alongador, logo as mais baixinhas também os podem usar desde que ajustem o comprimento da bainha ás suas próprias proporções.
CALÇAS BAGGY
Se as saias em 2019 são rodadas e a arrastar pelo chão, por outro lado as calças são afuniladas e de perna larga. Os modelos a que chamamos baggy são muito confortáveis, espaçosos e marcam a cintura.
Numa reminiscência dos anos 90, este modelo é apresentado com blusões curtos, ou amarrados á volta da cintura. Este é um tipo de calça muito versátil e que pode tanto ser usada em looks formais como casuais, bastando trocar de calçado. Falando de sapatos, as calças baggy tanto combinam com ténis, como sandálias rasas ou mesmo uns stilettos. Por dentro das botas altas, como vimos em isabel Marant, também ficam perfeitas e se gostarem podem usá-las desde já!
OS FATOS
Se os fatos são uma parte fundamental do seu guarda-roupa não se atormente mais, pois as suas necessidades não foram esquecidas. Nas colecções de Primavera encontramos suits para todos os gostos: em cores pastel ou vibrantes, em versão shorts ou mesmo com calção ciclista (cycling shorts).
Como Consultora de imagem a minha missão principal é ajudar o cliente comum a interpretar as tendências, e a adaptá-las á vida real. A utilização da cor ou o comprimento das peças devem ser adequadas ao dress code de laboral de cada pessoa. A análise de coloração pessoal é uma ferramenta muito interessante, pois ajuda-nos a descobrir quais as cores que mais nos favorecem e como usá-las na nossa comunicação pessoal. A maioria das pessoas evita usar cores, pois tem dificuldade em fazer combinações.
É difícil não ficar em choque quando olhamos para as malhas ciclistas, pois custa a crer que alguma mulher alguma vez pense em vesti-las sem ser para praticar desporto. Mas para nossa surpresa, elas estão nas lojas e quem sabe a geração dos 20/30 anos lhes dá uma oportunidade?
Para não cair na vulgaridade o truque é usar os calções ciclistas camuflados sob túnicas ou vestidos, fazendo sobreposições e combinando com peças ou acessórios mais elegantes.
Das tendências de Primavera/Verão 2019 ainda haveria muito para dizer, mas ficam as informações mais relevantes que por si só já são suficientes para fazerem algumas mudanças no roupeiro.
Digam-me lá quais são as tendências que estão a considerar usar, ou as que mais odeiam?
Não se esqueça que a Moda é uma ferramenta, que deve ser usada como meio de expressão e de personalidade. Antes de correr atrás das novas tendências, tente incorporá-las no estilo seu pessoal e use apenas aquelas que a divertem e realçam a sua Beleza Natural!