10.19.2016

WHAT'S A CAPSULE WARDROBE ?


Este é um dos temas quentes em Consultoria de Imagem, sendo que alguns profissionais defendem o conceito e outros (como eu) trabalham numa óptica ligeiramente diferente.

                      

Passo a explicar a ideia, antes de me embrenhar nos prós e contras desta filosofia de compras: 
um guarda-roupa cápsula  consiste num conjunto de peças todas combináveis entre si, e que irão constituir a totalidade do armário nos meses seguintes, isto é nada de compras até mudar a estação.
A quantidade e variedade tem em conta as necessidades de cada pessoa, mas o objectivo é minimizar e simplificar o acto de nos vestirmos diariamente.

Concordo totalmente com o pressuposto, visto que um armário com menos roupa é muito mais fácil de organizar, poupa-nos imenso tempo e evita desperdício de dinheiro.
A questão é que não somos todos iguais, para algumas pessoas a roupa possui uma grande carga emocional, ou simplesmente adoram as suas peças e não as querem deixar. 

Assim se conclui  que o que funciona perfeitamente para uns,  poderá não ser o mais indicado para outros, sendo fundamental encontrar o equilíbrio certo para cada pessoa.
                 

Não sou o melhor exemplo (porque adoro roupa), mas a verdade é que em cada estação acabo por criar uma cápsula, e são essas as peças que mais uso e misturo entre si. Tenho uma cápsula de verão, uma de inverno e outras duas de meia-estação (que é a que estou a usar agora).

Dentro destes conjuntos existem peças que reformo ou substituo anualmente. Mas em contrapartida também existem peças que quero guardar: porque são clássicos intemporais em que investi, ou então são peças-tendência que os ciclos de moda se encarregam de repescar de tempos a tempos.

Ainda estou a organizar as peças para a minha cápsula de outono/inverno, mas só para vos dar uma ideia do que poderá incluir:

                                                                                                              imagens via Pinterest

SAPATOS :  1 ténis , 1 botim raso, 1 oxford ou loafers, 1 stiletto , 1 galochas, 1 botim salto alto
CASACOS:  1 colete, 1 parka, 2 blazers, 1 blusão pele, 1 casaco comprido
MALHAS:  1 branca ou crú, 1 camel ou bege, 1 cinza  ou preta, 1 cor forte
TOPS: 1 branco, 1 bege, 1 cinza, 1 estampado e 1 riscas 
CAMISAS:  2 brancas, 1 ganga, 1 xadrez, 2 estampadas, 1 cor lisa, 1 bling bling 
CALÇAS: 1 preta, 1 estampada, 1 cintura subida, 1 jeans skinny, 1 jeans boyfriend, 1 jeans cor
VESTIDOS: 1 cor lisa , 1 estampado, 1 camiseiro  e 1 day-to-night 
SAIAS: 1 plissada, 1 denim , 1 pele
CARTEIRAS: 1 satchel média, 1 tote , 1 clutch 
  
Total 45 peças contem as vossas e partilhem comigo nos comentários )
 

No dia-a-dia safo-me bem com esta conta. Mas obviamente que tenho peças em back-up, que resgato sempre que necessário: como por exemplo um blazer de veludo herdado da mãe, uma gabardine vermelha Red Valentino ou um biker jacket que comprei em Londres...

Este método também é muito eficaz no controle das despesas, porque só podemos comprar o que está em falta na cápsula, não havendo espaço para as chamadas "compras emocionais".


Como Consultora de Imagem a minha principal preocupação é facilitar a vida ao cliente, utilizando os seguintes passos:

1º - eliminar do armário as peças que não lhe convém;
2º - reciclar e fazer novos conjuntos com o que existe no armário;
3º - orientar para aquisição de peças funcionais, e simplificar a tarefa de se vestir no dia-a-dia.
                                   
                                                                                          imagens via Pinterest


Um armário-cápsula é sempre personalizado, e adaptado ás necessidades individuais da pessoa. Mas esse não é necessariamente o objectivo principal, a minha missão é ajudar o cliente a encontrar um estilo apropriado e com que se sinta confortável.

Digam-me lá, o que é que acham deste método? Vão tentar criar o vosso próprio armário-cápsula? 
Já sabem que podem sempre contar com a minha ajuda aqui.