A Primavera remete-nos inevitavelmente para flores, e nesta temporada assistimos ao regresso da tendência "rosette" (ou mais especificamente a aplicação de rosas na roupa e acessórios).
sarah jessica parker
dries van noten
Em 2023 observamos uma leitura mais moderna, divertida e conceptual das "rosettes", afastando-se da sua conotação anterior de clássica, romântica e nupcial.
acne, bottega veneta & dries van noten
prada
prabal gurung
stradivarius, zara & mango
blumarine
Sarah Jessica Parker foi uma das grandes percursoras deste estilo, tanto no início dos anos 2000 como mais recentemente na série "And Just Like That". Aliás, é impossivel não sorrir ao rever estes looks, pois as míticas "rosettes" também fizeram parte do meu vestido de noiva.
Ressurgiram no Outono de 2022, mas obviamente que não íamos voltar a usar a tendência da mesma maneira. Os designers e stylists reinterpretaram, e lançaram um novo olhar sobre as rosas de tecido. E é nisto que a Moda é tão interessante, na sua capacidade inesgotável de despertar novo "desejo" nos consumidores.
Em 2023 observamos uma leitura mais moderna, divertida e conceptual das "rosettes", afastando-se da sua conotação anterior de clássica, romântica e nupcial.
As novas"rosettes" apresentam um visual plissado em Dries Van Noten, são acetinadas na Prada e também surgiram em versões estampadas de vichy na Acne e em tecidos florais em Carolina Herrera.
As aplicações de flores em tamanho oversize são outra das novidades, especialmente em peças como as mini-saias, vestidos, bodies, tops e fatos de banho, que podemos encontrar nas coleções de Prabal Gurung, Alessandra Rich e Magda Butrym.
A forte adesão ás "rosettes" soma também a responsabilidade de celebridades como Halley Bieber, Bella Hadid, Zendaya e até Harry Styles, que as utilizaram nos seus looks do dia-a-dia e de cerimónia.
carolina herra & chopova lowena
Podemos ainda afirmar que a tendência das rosas em tecido é bastante inclusiva, pois qualquer um (uma) de nós pode usar uma flor na lapela, no cinto ou chocker. Não concordam?
Assim como a "rosette"consegue ser transversal a uma grande variedade de estilos, desde o sensual, ao clássico ao mais alternativo, bastando para isso apostar na variedade de materiais e jogar com as suas dimensões.
carolina herrera & giorgio armani
Neste momento as opções mais modernas e conceptuais são as minhas favoritas, enquanto as minhas filhas adolescentes se inclinam para as propostas mais sensuais e românticas.
Esta tendência é tão fácil de usar , que acredito que se irá prolongar para o Inverno. Quem vai aderir ás "rosettes"?