O que dizer quando nas ruas é raro ver alguém bem arranjado, e á nossa volta abunda o estilo fato-de-treino e chinelos. E até na exclusiva Net-a-Porter, encontramos produções "Sofa Style"?
Quando em 2015 deixei um emprego numa associação internacional para me dedicar á Consultoria de Imagem, escrevi um post sobre como o teletrabalho afetava os meus visuais, traduzindo-se em looks demasiado casuais.
Após mais de 6 anos ( e incluindo 15 meses de pandemia) o meu texto ainda se mantém atual, e embora não seja a maior adepta de "sweat-pants" sinto a falta de motivação para me arranjar. Serei a única a atravessar um estado de melancolia no armário?
delilah belle hamlin
Com as saídas reduzidas ao mínimo (escola, supermercado ou compras essenciais), as oportunidades para produzir um visual são escassas, e as máscaras confesso que não ajudam.
Á minha volta observo a maioria das pessoas num mood desleixado : não queremos saber do cabelo despenteado ou com raízes, e sempre de cara lavada usamos fatos-de-treino, leggings ou qualquer roupa amarrotada que encontramos no armário.
gigi hadid
Os acessórios sofisticados parecem agora desadequados, e as carteiras foram substituídas por sacos de supermercado e mochilas. Quanto ao calçado, os chinelos e as sapatilhas são os protagonistas absolutos, e dispensamos os saltos altos. Será possível estarmos todos (as) a sucumbir ao "Sofa Style"?
O resultado é bastante grave, pois além de perdermos em estilo também estamos a negligenciar o cuidado diário com a nossa imagem pessoal e a comunicação não verbal.
mulheres anos 50
Tenho bem presente o exemplo das minhas queridas avós, que tinham o hábito de se arranjar sempre que saíam. A geração dos "Anos Dourados" usava maquilhagem, andava de cabelo "armado" e vestia sempre de forma feminina e cuidada.
Não querendo ser mal interpretada, pois somos todas livres para andar desarranjadas se assim o desejamos. Muito menos sou contra as "sweat-pants" e o estilo loungewear. Lamento apenas a perda deste "cuidado", que é tão agradável á alma como bonito de se ver.
mulheres anos 40
Os próximos passos são algumas sugestões para contrariar e nos resgatar deste "marasmo" :
1. Recupere brincos, colares, cintos, chapéus e pulseiras, e tente dar uma nova cara ao fato-de-treino;
2. O estilo casual/desportivo também pode ser elegante, combine com outras peças e acessórios sofisticados;
3. Prepare um guarda-roupa cápsula de Primavera/Verão , refinado mas prático para os dias mais corridos;
4. Retome o contrato com a Engomadoria , as roupas enrugadas dão um aspecto geral de desmazelo;
5. Deixe os chinelos "fofinhos em casa", e escolha uma versão chique para usar nos dias de maior calor.
Convido-vos a fazer esta reflexão de estilo comigo, e a reencontrar algum do "glamour" perdido.
As férias são uma boa altura para se despedir do "Sofa Style", e voltar a cuidar da imagem. Quem alinha?