3.03.2020

Clean Skincare - O que Mudou na minha Rotina de Beleza

Há imenso tempo que não falava sobre #beautyroutine
Embora seja algo que adore partilhar, posts sobre rotina de beleza dão muito trabalho e nem sempre obtém o alcance desejado.

C
Em 2019 (e especialmente depois dos 44) introduzi algumas mudanças que contribuíram para uma melhoria significativa  da minha pele. Mas antes de começar a falar de rotinas (visto que algumas pessoas me estão a ler pela primeira vez) gostava de esclarecer que esta é uma partilha meramente pessoal, sem qualquer pretensão de aconselhamento profissional para o qual deverão ser consultados profissionais devidamente credenciados.

Posto isto,  apresento-vos a minha pele mista (com zona T mais oleosa e zonas secas/desidratadas nas faces) e sensível com tendência para vermelhidão. 

clean
                                                                                                              Carina Pires Fotografia

Quanto a alterações, a principal em todo este processo foi que comecei a utilizar produtos clean. Isto significa que eliminei a maioria de produtos com substâncias irritantes e agressoras, tanto para a pele como para o meio ambiente. 
Dei prioridade a marcas que privilegiam ingredientes naturais, e que se preocupam com o impacto ambiental como a Caudalie, a Apivita e a Ren Skincare.

A rotina propriamente dita não mudou radicalmente, apenas introduzi mais alguns passos que com o avançar dos anos fazem todo o sentido:

1. LIMPEZA

A limpeza da pele de manhã e á noite é sempre um passo fundamental do qual não prescindo
De manhã faço um ritual menos agressivo lavando a pele com um leite ou espuma de limpeza, que retiro com água e tonifico. Á rotina da noite acrescentei um cleasing gel, para uma limpeza mais profunda e tonifico novamente.

Estes passos são especialmente importantes para pessoas que usam maquilhagem ou tem peles problemáticas. Além de nos envelhecer a maquilhagem impede a pele respirar, e os resíduos que permanecem podem provocar borbulhas e até acne adulto.

clean
Caudalie espuma limpeza, Ren Skincare Rosa Centifolia cleasing gel & Ecobeauty cleasing milk
       
                                

2. SERUM


Outra fase extremamente importante é a aplicação do serúm, pois estes têm ingredientes activos que penetram mais profundamente na pele. No Verão gosto de combinar o Vinoperfect Serum Anti-taches da Caudalie (que trata e previne as manchas da exposição solar) com o Advanced Night Repair da Estée Lauder á noite. 
No Inverno opto por uma solução extra hidratante da Khiel's Hydro-Plumping Serum Concentrate , antes dos cremes de dia e de noite.

clean
Caudalie serum anti-taches, Estee Lauder Advanced Night Repair & Khiel's  Hydro-Plumping Serum Concentrate


3. VITAMINA C E 
HIDRATAÇÃO

A vitamina C tem propriedades anti-oxidantes e energizantes, logo é fundamental para ajudar a manter uma textura e brilho saudáveis na pele. Estou a usar diariamente quase há um ano, e a diferença no glow da minha pele é gigante : Glow Daily Vitamin C Gel cream da Ren.

O passo seguinte são os cremes hidratantes, de olhos e rostoKeep Young And Beautiful Eye Cream foi o primeiro produto que usei da Ren Skincare. E depois deste não resisti a experimentar o duo Day & Night: Evercalm Global Protection Day Cream e o V-Cense Revitalising Night Cream

clean
Ren Clean Skincare

Ainda subsiste muito a ideia de que uma pele oleosa ou mista não precisa de hidratação. E isto não poderia estar mais longe da verdade. Qualquer tipo de pele bem hidratada resiste melhor ás agressões diárias, tornando-se mais elástica e resistente ás rugas e perda de densidade.


4. EXFOLIAÇÃO E TRATAMENTOS

Não costumo fazer tratamentos de rosto com regularidade, assim as máscaras e os exfoliantes são uma grande ajuda para a remoção das células mortas e para um boost de hidratação sempre que necessário.
Tento incluir um destes "mimos" uma vez por semana: a Glycolactic Radiance Renewal Mask ou a Apivita Express Beauty Esfoliante Suave de Alperce .

clean
Glycolactic Radiance Renewal Mask

O melhor sinal de uma pele saudável é quando reduzimos a quantidade de maquilhagem (ou  mesmo #makeupfree), pois sentirmos-nos confiantes na nossa pele é o maior dos elogios.

O resultado de toda esta rotina de beleza consistente ao fim de alguns meses, resultou numa pele mais lisa, muito menos reactiva super luminosa. Acham muitos passos para o dia-a-dia?


Eu sou adepta do "less is more" (menos quantidade) e do look natural, gosto que se veja a textura da pele sob a base ou BB cream. De qualquer forma uma pele uniforme e bem hidratada é a tela perfeita para receber maquilhagem, e obter resultados espectaculares.

Já conheciam estas marcas de cosmética natural ? Quem também já usa produtos clean?