10.25.2017

Prevenção Cancro Da Mama = Outubro Rosa

Não podia terminar o mês sem chamar atenção para esta campanha, mundialmente conhecida como Outubro Rosa.

Canceroso

É importante falar do cancro da mama porque é o cancro mais comum na mulher portuguesa, afectando não só a pessoa diagnosticada mas também a sua família e amigosA taxa de sobrevivência tem aumentado, contudo ainda morrem cerca de 1.500 mulheres por ano com a doença
A prevenção secundária salva vidas e é importante continuarmos a sensibilizar para a adesão ao rastreio do cancro da mama


DICAS PARA DETECÇÃO PRECOCE DO CANCRO DA MAMA

Se você tem mais de 40 anos, é aconselhável a mamografia. A detecção precoce do câncer de mama oferece a melhor chance de uma cura. A LPCC apoia a recomendação da American Cancer Society de que as mulheres iniciem a triagem anual de mamografia aos 40 anos.

Conheça seu risco. Informe o seu médico se você tem membros da família que tiveram câncer de mama, especialmente uma mãe ou uma irmã, e se eles tiveram câncer de mama antes de chegarem à menopausa porque seu próprio risco de cancro pode ser superior à média.

- Não adiar os exames de rastreio devido ao desconforto ou ao medo dos resultadosuma mamografia nunca deve ser dolorosa.
Para reduzir o desconforto, tente agendar o exame após o período menstrual, quando o tecido mamário é menos sensível.
Você pode se beneficiar tomando um anti-inflamatório sem receita médica, como ibuprofeno ou paracetamol antes da mamografia.

Acima de tudo, conte ao técnico de mamografia sobre qualquer desconforto que esteja a sentir. A maioria das anormalidades encontradas após uma mamografia não são cancro.
.

Canceroso

Partilho convosco mais algumas recomendações e cuidados para prevenção do cancro de mama que todas podemos (e devemos) seguir :

TODAS AS MULHERES 

Siga um estilo de vida saudável, incluindo manter o seu peso no intervalo normal (índice de massa corporal inferior a 25), sendo fisicamente activo (pelo menos 30 minutos por dia de exercício de intensidade moderada), minimizando a ingestão de álcool (uma bebida por dia ou menos), e não fume.

O excesso de peso, a inactividade e o álcool aumentam o risco de câncer de mama, e o tabagismo aumenta o risco em algumas mulheres.

MULHERES JOVENS

Alimentem os seus bebés o máximo de tempo que for possívelAs mulheres que amamentam seus bebés durante pelo menos um ano no total têm um risco reduzido de desenvolver câncer de mama.

MULHERES PÓS-MENOPAUSA:

Evite a terapia de reposição hormonalA terapia hormonal da menopausa aumenta o risco de câncer de mama.
Se você precisa tomar hormonas para gerir os sintomas da menopausa, evite aqueles que contenham progesterona e limite seu uso para menos de três anos.
As hormonas "bio-idênticas" e os cremes e géis hormonais não são mais seguros do que as hormonas prescritas e também devem ser evitados.

MULHERES DE ALTO RISCO

Considere tomar um medicamento bloqueador de estrogênio.
As mulheres com antecedentes familiares de câncer de mama ou que tiveram biópsias de mama ou têm mais de 60 anos devem conversar com seus médicos sobre os prós e contras de medicamentos bloqueadores de estrogênio.

Sensibilizadas com a campanha de prevenção? Agora acabaram-se as desculpas para adiar exames importantes...


Aviso: o conteúdo deste artigo é meramente informativo e não substitui uma consulta médica.

Enviar um comentário