A fórmula tendências de moda é sempre mais ou menos igual. As colecções são apresentadas com cerca de 6 meses de antecedência, o que dá alguma margem a fornecedores, buyers e publishers para se organizarem e terem os produtos disponíveis a tempo para os consumidores (que somos nós).
A novidade desde o ano passado é que algumas marcas adoptaram uma estratégia diferente. O conceito see now buy now foi lançado pela Burberry, seguido de Tommy Hilfiger e Tom Ford, entre outros. Isto só para explicar que com as diferenças climáticas, a facilidade com que viajamos e as colecções cruzeiro cada vez faz menos sentido falar de colecções Primavera/Verão ou Outono/Inverno...
Terminada esta pequena dissertação, vamos directas ao assunto footwear : quais os sapatos tendência para 2017?
Como habitual existem sempre alguns modelos que transitam do ano anterior: as plataformas (planas ou clássicas), as mules (chinelos ou babuchas), os modelos de atacadores (incluindo os ténis) e os kitten heels.
As wedges (ou plataformas) são as nossas melhores amigas quando queremos parecer mais altas. Mas não se esqueçam que devem combiná-las com modelos e silhuetas mais soltas, como calças de perna larga , culottes e saias/vestidos compridos.
Por outro lado sapatos rasos giros não faltam. Já viram a quantidade de estilos diferentes?
As mules continuarão a ser o modelo mais trendy : rasas ou com salto, tipo mocassin, chinelos, babuchas, é só escolher o que mais gostam.
Continuando com o calçado confortável, é impossível não mencionar os ténis ou sapatilhas. Até as marcas de luxo como a Gucci e a Dior incluíram este tipo de sapato nos seus desfiles. Já vos tinha dito aqui que o estilo desportivo ia ser um must nos próximo tempos...
gucci, tod's, saint laurent, celine, celine, dior , bottega veneta and salvatore ferragamo
E porque os saltos altos estão desde sempre associados à feminilidade, em 2017 não vamos ficar apenas pelo calçado confortável. Os pumps ou stilettos continuarão a ser uma opção viável para muitas mulheres, e os criadores oferecem designs para todos os gostos: sandálias finas de tiras, saltos grossos ou muito finos, ao estilo minimalista ou ornamentado.
Ainda acham que as botas são um exclusivo da estação fria? Com as recentes alterações climáticas temos dias em que se fazem sentir as 4 estações do ano (e um botim ou bota de borracha seriam muito bem vindos). Sou totalmente adepta dos botins na meia-estação!
E assim termino este apanhado das tendências de calçado para 2017. Qual o vosso modelo de sapato preferido?