3.17.2017

5 Mistakes Women Make When Shopping For Jeans

Um bom par de calças de ganga é uma peça-chave na maioria dos guarda-roupas, mas da minha experiência profissional (e pessoal) sei que é uma das peças mais difíceis de acertar.
Das coisas que mais me aflige como consultora de imagem, é ver mulheres a usarem peças completamente erradas para o seu tipo de corpo...


Meninas por favor, antes de comprarem qualquer roupa olhem-se bem no espelho (de corpo inteiro) e de todos os ângulos !!


Ganga
             Andrea Boschim, Simone Fiúza, Bianca Raya, Mayara Russi e Celina Lulai wearing Plus size jeans  (Papo de Modelo)

A maioria de vocês conhece estas regras, mas não custa nada relembrar algumas dicas importantes para não errarem na compra das calças de ganga:


1. EXPERIMENTEM SEMPRE

Deveria ser evidente, mas ainda existem muitas pessoas que não experimentam a roupa na loja. Eu sei que às vezes não apetece, mas já pensaram no trabalho que vão ter depois a trocar ou a devolver a compra? Ou pior, esquecer as calças no armário e serem mais uma peça em que gastaram dinheiro e que nunca vão usar...

2. UM TAMANHO ACIMA ( NUNCA ABAIXO )

É uma luta feminina frequente, ou porque estamos entre 2 tamanhos ou porque simplesmente não queremos assumir que aumentamos de número. Who cares ? Só vocês é que sabem o tamanho que está na etiqueta.


ganga

Uma calça demasiado pequena vai repartir a carne nas coxas, e fazer com que os pneuzinhos saiam pela cintura. O mais importante é que os jeans assentem confortavelmente nas coxas e ancas, pois a cintura pode ser ajustada com um cinto ou na costureira.Além disso certos modelos resultam mais favorecedores quando subimos um tamanho, como é o caso das calças skinny. Quer parecer mais magra, size up!


3.  BOM TECIDO = BOA ESTRUTURA

Este é um detalhe do qual nem sempre nos lembramos, mas que faz toda a diferença no resultado final. Um tecido resistente e com alguma elasticidade garante a cobertura ideal, e um bom caimento no nosso corpo.
Uma ganga muito fina pode marcar e tornar-se menos lisonjeira, sendo mais apropriada para outras peças como blusas e vestidos.

4.  COR & APLICAÇÕES


Universalmente aceite, a calça de ganga escura e sem lavagens é uma compra segura que todas devemos ter no armário. Lavagens muito claras ou manchas em certas zonas aportam volume, por isso os modelos de cor uniforme são melhores escolhas.
Contudo os estilos, a idade e a estação do ano fazem-nos desejar algumas variantes. 
Esta Primavera o tom azul médio e os modelos de cintura alta e bainha desfiada serão os mais desejados. Já os muito discutidos mom jeans e os boyfit serão cada vez mais uma alternativa aos skinny jeans. Resta descobrir qual o modelo mais indicado para cada uma de nós? 
(no link de cada imagem podem ver as calças em maior detalhe)

(photos by the sartorialist & carolines mode)
Tal como nas lavagens a regra relativa aos enfeites é semelhante: menos é sempre mais. A maioria das silhuetas resulta mais favorecida sem aplicações, recortes, bordados ou brilhos. Com excepção das figuras rectangulares e de triângulo invertido, que por sua vez beneficiarão deste truque para equilibrar as suas proporções.


5. CONHECER O SEU CORPO & ESTILO


É fundamental conhecerem o vosso tipo de silhueta, assim como os cortes que mais vos favorecem, então vão conseguir realçar os pontos fortes e aprender a disfarçar o que menos gostam. Sem me alongar muito sobre o tema dos biótipos, deixo-vos as normas base:

Biótipo Rectangular - pode usar skinny jeans, cintura subida, mom jeans e modelos a direito;
Biótipo Ampulheta - devem escolher calças flare (que abrem um pouco em baixo) ou a direito, também podem usar as skinny e de cintura subida. Evitem bolsos e aplicações nas ancas;

la redoute grey skinny jeans, mom fit azul stone & boyfriend destroy 

Biótipo triângulo invertido - optar por lavagens claras, boyfriend, mom jeans e modelos de cintura descida para alongar o tronco.  Podem usar aplicações para chamar atenção para as zonas mais estreitas.

 la redoute jeans bootcut azul stone, jeans slim push up & jeans direito azul stone
Biótipo Oval (maçã) - privilegiem as cores escuras, as calças efeito push-in (podem ter uma banda elástica interior), os jeans que apertam de lado, os modelos boca-de-sino e a direito;
Biótipo triangular (pêra) - devem usar tons de calças escuros com tops claros, evitar modelos  muito baggy e lavagens mais claras na zona das ancas; o estilo a direito e o flare são os que mais favorecem;

la redoute jeans curtos, mom fit preto escovado & jeans slim 

Agora que ficaram a conhecer estas 5 regras simples para comprar calças de ganga, estão prontas  para encontrar os jeans perfeitos