1.11.2017

Capsule Wardrobe - Man


Começamos o mês de Janeiro regressando ao tema do armário cápsula. Quando fiz este post  planeei uma série de publicações, exemplificando como as peças podem variar consoante o estilo e/ou a nossa morfologia. E passado praticamente um ano desde a última vez em que falámos sobre Moda Homem, a primeira cápsula de 2017 é dedicada ao público masculino!
Roupa
                                                                 the styleograph (dapper man pitti uomo)

Como Consultora de Imagem e aparte o estilo pessoal de cada um, a melhor dica que posso dar é construírem  um armário em que 70% das peças são básicos, e os restantes 30% acessórios que conferem personalidade. Esta cápsula foi idealizada para um homem de gosto clássico e que trabalha em ambientes corporate (empresas), incluindo também alternativas de casual chic e de lazer.


 THE OFFICE A base dum roupeiro masculino adulto é o guarda-roupa de trabalho, e este deve incluir no mínimo:
 2 fatos escuros (ou pelo menos 1 blazer + 2 calças), se for muito magro pode usar um modelo slim-fit, caso  contrário o modelo regular é a melhor opção;
 10 camisas clássicas ( 3 brancas, 4 tons azul, 1 bege, 1 cinza-claro, 1 pied de pôule/riscas muito finas) ,
 8 gravatas,  2 cintos de pele e com fivela metálica 
(1 preto e 1 castanho/bordeaux),
 2 pares de sapatos clássicos
(oxfords, mocassins ou loafers),
 10 pares de meias escuras, 1 sobretudo ou parka.

Roupa
           mango wool overcoat, blazer slim-fit, navy suittailored shirt , cortefiel parkasuit (gray or navy), royal shirt oxford shoes, belt
        

                                                                     
CASUAL CHIC Este é o dress code que a par com a casual friday gera mais interrogações. Apesar das regras definidas não serem estanques, o importante a reter é que este estilo é uma combinação de peças formais com outras mais descontraídas.
A gravata é dispensada, a camisa pode ser substituída por uma malha ou t-shirt bonita, e a ganga é permitida desde que acompanhada de tecidos mais nobres. Um blazer em tweed ou xadrez é uma peça essencial nesta cápsula, assim como 1 par de calças chino (ou noutro tecido diferente da ganga).

Roupa
                                                      photos andres velencoso, the sartorialist, tommy ton
LAZER
E porque também existe vida para além do trabalho, é essencial reservar alguma roupa para estes momentos: uns jeans de corte regular e lavagem escura (que também podem ser usados nos looks casual chic), camisolas de lã, 2 camisas de flanela xadrez, 1 polo ou sweatshirt, 1 cachecol colorido e 1 par de ténis/botins.

Roupatommy ton

Vamos contar o total de peças que fazem parte deste armário cápsula masculino? Um total de 46 peças (começo a notar aqui um padrão...)

SUGESTÃO: Partilhem este post com os homens da vossa vida ( marido, namorado, primo, irmão ou amigos), e Eles que confirmem se são estas peças que vestem diariamente!