5.22.2018

Hidratação - Porque é Tão Importante Apartir dos 40 anos?

A juventude não é eterna, e a passagem dos anos vai deixando naturalmente a sua marca. Contudo, mantendo uma rotina de cuidados diários, é possível atenuar os efeitos da idade.

Hidratação

A genética está do meu lado, mas também tenho consciência de que sem cuidados a minha chegada aos 40 estaria bem mais vincada. O objectivo deste post é apenas a partilha de dicas e rotinas que funcionaram comigo, e que por sua vez me foram passadas por profissionais de estética ou através de leitura especializada sobre o tema, mas sem qualquer carácter vinculativo:


1. BEBER MUITA ÁGUA

A hidratação vai mais além da superfície da pele, é essencial que venha de dentro para fora. Logo, esta é uma constatação geral, e os benefícios do consumo de pelo menos 1.5 l de água por dia estão mais do que comprovados. 
Todas as manhãs começo o dia com um copo de água morna com umas gotas de limão, de maneira a equilibrar o ph e eliminar toxinas. Ao longo do dia vou bebendo água (mas muitas vezes esqueço-me) ou então chás que adoro!


2. PROTEGER DO SOL

Gosto de sol e de praia, mas não aguento a exposição durante muito tempo (e evito expor-me entre as 12.00 e as 15.00). A protecção solar diária faz parte da minha rotina mesmo antes dos 30 anos. E a verdade é que mesmo a médio prazo já noto diferenças, principalmente em Mulheres com a mesma idade e que apresentam mais sinais de envelhecimento e manchas na pele.

BB cream ou base com SPF, Bruma SPF para reforçar durante o dia, óculos de sol e chapéus são alguns dos meus must-have.


3. HIDRATAÇÃO

Uma das consequências mais comuns do envelhecimento é a desidratação da pele. E isto acontece tanto ás peles oleosas, sensíveis, como ás mistas e ás secas. Seja por falta de líquidos, ou secura da camada superior da derme é extremamente importante usar os produtos adequados nesta fase, seja para combater a falta de firmeza ou o aparecimento de rugas.

cuidados
                               clarins máscara anti-soif , kiehl's hydro-plumpling serumcaudalie premier cru creme

É altura de deixar de lado as texturas oil-free, e apostar em máscaras, óleos e outros cuidados hidratantes.
O que será menos evidente para quem como eu, está habituada a combater os brilhos da pele mista a oleosa. Creme de dia, sérum, contorno de olhos e creme de noite são imprescindíveis no meu dia-a-dia.
Experimentem aplicar semanalmente uma mascara hidratante, e deixá-la actuar durante a noite. A pele vai acordar bem macia e bonita!


4. ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL

Para além da secura, cada uma de nós tem as suas questões e problemas específicos. Nesse sentido e para não agravar a situação, o melhor é procurar aconselhamento profissional. Dermatologistas, esteticistas e farmacêuticos estão sempre disponíveis para esclarecer as nossas dúvidas e recomendar os melhores tratamentos para cada problema.


5. ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Aquilo que comemos também influencia o estado geral da nossa pele, e até existem alguns alimentos considerados anti-idade. Frutos secos, frutas e legumes são muito ricos em oxidantes, sais minerais e vitaminas, logo inclui-los na nossa alimentação só pode ser positivo.
Pessoalmente tento fazer uma dieta mediterrânica e equilibrada, reforçando as doses de fruta e legumes apartir da Primavera. Prefiro as carnes brancas ás vermelhas, e de vez em quando introduzo um prato vegetariano.


E estes são os 5 cuidados essenciais que fazem parte da minha rotina, e dos quais não abro mão.
E vocês, reforçaram os cuidados de hidratação depois dos 40?