4.12.2018

Capsule Wardrobe - For The Corporate Woman

Ter uma imagem adequada ao ambiente corporativo (sem comprometer a personalidade) é um dos maiores desafios que enfrentamos diariamente. Não é fácil, mas com algumas dicas profissionais podem criar uma Cápsula Corporate!

Capsule
corporate capsule (source pinterest)

Com a quantidade de estilos que habitam o guarda-roupa feminino é compreensível a dificuldade em começar, mas a resposta não está apenas no fato masculino. É preciso identificar o seu estilo preferido, e apartir daí explorar novas possibilidades.

Bons Básicos são o suporte essencial de qualquer Armário Funcional. Blazers, jaquetas, vestidos, blusas, coletes, calças pantalonas, cigarette ou de cintura subida (sejam caros ou baratos) tem que assentar "que nem uma luva".

1. DARK SUIT

Obviamente que o fato-escuro não pode faltar no roupeiro duma Mulher Executiva, especialmente se a empresa tiver um dress code muito formal. Mas alegrem-se pois os suits são mega tendência e existe muito por onde escolher!
Desde o blazer direito, ao estilo oversize ao cintado, é um salva-vidas quando não temos tempo ou imaginação para vestir.

Capsule
krizia, gucci, etro, dries van noten & givenchy

Para tornar o fato mais apelativo experimentem "brincar" um pouco com os acessórios. Uns sapatos numa cor diferente, um colar, brincos ou mesmo um lenço são detalhes expressivos da nossa personalidade e feminilidade. 

2. BLAZER


Outra peça fundamental e que impressiona é o blazer. Basta colocá-lo sobre um vestido, ou qualquer conjunto de top e calças e o visual torna-se empoderado
Investir neste tipo de casacos é sempre uma decisão acertada, pois além de poderem ser usados para o escritório também resultam em looks de noite e fim-de-semana. O que mais se pode querer de uma peça de roupa?

Capsule
lacoste, massimo dutti, emporio armani, pull and bear & givenchy

Podem ser lisos, xadrez, de cores e materiais variados, assertoados ou boyfriend, mas deem atenção aos pormenores: como a boa qualidade do tecido, onde termina a costura dos ombros, ao comprimento e largura da peça, etc.


3. SHIRTS & BLOUSES

Sou uma acérrima defensora das camisas e das blusas, ainda mais em situações que exigem uma imagem cuidada sem descurar a feminilidade. Todas as cápsulas tem de incluir no mínimo: 2 camisas brancas, 1 preta, 1 azul ou verde, e 2 estampadas.

Capsule
bally, michael kors , mango, chanel & michael kors

4. BOTTOMS


Quando analisarem o vosso  armário devem considerar também as partes de baixo, que se possam conjugar com todas as blusas. As calças de alfaiataria, de cintura subida ou pantalonas são excelentes opções, assim como as saias midi ou pelo joelho.

Capsule
                                                        mademoiselle r , preen,  zara & bottega venetta

Já falei aqui nos biótipos (espero que saibam qual é o vosso) e no tipo de peças que mais favorece cada tipo de corpo, mas de nada servirá se não escolherem o tamanho correcto.
Peças demasiado apertadas criam pneus, dupla barriga e mostram a celulite, e roupa muito grande parece que vestimos uma tenda.. Na dúvida experimentem o tamanho acima, e mandem ajustar onde for necessário.
Contem pelo menos 2 pares de calças fantásticas na vossa cápsula (1 preto + outra cor), 1 modelo pantalona, 1 saia midi .

5. DRESSES

Se as pernas são uma das suas melhores características, porque não usar um vestido por semana?
Os modelos a direito, fluídos ou camiseiro favorecem a maioria das mulheres. Podem combinar com um cinto de pele que além de ser um bonito acessório, evidencia a cintura. O comprimento pelo joelho é o ideal para mulheres petite, mas se é alta pode optar por um modelo midi.

Capsule
botega venetta, gucci, lanidor, botega venetta & chanel

Um blazer vai ajudar a manter o visual corporativo, e os sapatos devem ser de modelo clássico e fechados.
Pela sua versatilidade a melhor opção são as cores lisas ou os estampados pequenos, e cada vestido tem que combinar pelo menos com 2 casacos diferentes.

6. MORE CREATIVE OPTIONS


Num universo maioritariamente masculino é natural a apetência para os tons escuros (preto, navy e cinzento). Mas não é obrigatório. Existem outras cores que também transmitem a competência, autoridade e respeitabilidade que desejamos passar.
O verde-floresta, o cor-de-vinho, o azul petróleo, o rosa velho e mesmo o branco são excelentes possibilidades para uma paleta formal. Desde que o resultado final seja elegante e de bom gosto, qual é a necessidade de andar de igual ao Homens?

Capsule
botega venetta, mango, stella mcartney, massimo dutti & ralph lauren


Além disso, existem peças como o jumpsuit, as culottes e as jaquetas que podem ser misturadas com os básicos do Armário Cápsula para criar visuais muito interessantes (para verem melhor as peças  basta clickar na imagem). 


7. EXPENSIVE (LOOKING) ACCESSORIES


Quando o assunto são acessórios, o meu conselho é procurarem peças de boa qualidade e intemporais. Prefiram as carteiras, os cintos e os sapatos em pele, as jóias simples e a bijutaria mais resistente. Menos e melhor são as palavras chave, garantindo um aspecto impecável durante mais tempo.


 Em relação ao calçado, o estilo tradicional confere melhor a sobriedade exigida, mas ousem na combinação das cores. Os saltos, mesmo reduzidos dão uma vantagem acrescida, desde que sejam confortáveis como os modelos acima !

Espero que estas dicas de Consultoria de Imagem ajudem a criar a vossa Cápsula Corporate!
Se tiverem dúvidas ou quiserem requisitar os meus serviços podem fazê-lo aqui.
Gostaram destas ideias? Qual delas vão aplicar primeiro ao vosso Armário?