1.22.2018

Guia de Estilo: Como Usar Calças Pantalonas?

 
Para além de serem tendência em 2022/23, adoro este estilo de calças compridas e largueironas. Mas existem alguns truques para usar as "pantalonas", que partilho neste guia de estilo:


1. EQUILIBRAR AS PROPORÇÕES

Em Consultoria de Imagem fala-se muito de proporções, mas no fundo é apenas olhar  para o espelho e tentar construir uma conjugação de volumes harmoniosa.
Mulheres altas podem usar peças compridas e largas sem dificuldade, mas estas devem ser preferencialmente combinadas com partes de cima ajustadas.

                                                                       victoria beckham, zara & etro

Mulheres de estatura média ou petites devem estar ainda mais atentas ás diferenças na proporção. A largura da base da perna da calça deve ser menor, e é conveniente conjugá-las com salto alto, plataformas ou solas chunky.

Alguns modelos de pantalonas incluem pinças, um pormenor a evitar para quem já possui muito volume na zona do quadril. Em contrapartida os modelos de cintura alta alongam a perna, e estreitam a silhueta
streetstyle
Mulheres de ombros estreitos não devem esquecer de acrescentar algum volume na zona superior do tronco, optando por tops com folhos,  mangas franzidas ou aplicações nessa mesma área.


2. AJUSTAR AO CALÇADO
A menos que tenha acima de 1.70 m de altura, fazer bainhas é praticamente garantido. Logo esta deve ser ajustada ao sapato que vai usar com a pantalona, seja alto ou baixo o tecido deve tapar parte do pé mas sem arrastar pelo chão.
                                                       mara hoffman, cortefiel & etro
Este tipo de calças largas é extremamente versátil, pois em termos de estilo resultam tão bem com uns ténis de sola grossa, como com uns stilettos ou umas plataformas.


3. BONS TECIDOS = ZERO ERRO

Muito importante quando optamos por uma silhueta volumosa é a escolha do tecido. Este deve ter alguma estrutura (para armar um bocadinho) e não amarrotar facilmente. Caso contrário correm o risco de parecer desmazeladas ou de cair num efeito de "tenda".
zara suit, h&m tweed and velvet trousers
Esqueçam o 100% linho, e apostem em bons materiais como o twill de algodão, fazenda de lã, veludo, malha de seda, lurex, ganga, eco-pele e viscose.

                                                 victoria beckham, alberta ferreti & armani
Os tons neutros ou texturados são a melhor escolha para conseguir um look elegante, e cheio de pinta. As cores vibrantes causam impacto, e são a garantia para não passar despercebida!

                                                                             
4. STYLING OU ESTILO

Roubadas do guarda-roupa masculino, as calças de alfaiataria podem ser incorporadas no roupeiro de todos os estilos femininos. 
                                                        etro, dsquared 2 & emporio armani                                
As cores, os tecidos, os padrões e as combinações de peças são muito variadas, sendo apenas uma questão de adequar o outfit ao seu gosto pessoal e á ocasião.
Também gostam do conforto das calças pantalonas? Qual o vosso modelo  preferido?